Reajuste salarial beneficia 10 mil comerciários de 15 cidades da região
ARAÇATUBA (08/NOVEMBRO/2024) – Aproximadamente 10 mil trabalhadores no comércio de 15 municípios da região terão reajuste salarial de 5%, retroativo a 1º de setembro, data-base da categoria. O aumento foi possível graças à convenção coletiva de trabalho (CCT) assinada na última terça-feira (5) entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região (Sincomerciários) e o Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis (patronal), presididos por José Carlos dos Santos e Júlio César Galinari.
As diferenças salariais referentes a setembro e outubro, assim como de férias, 13º salário, gratificação do Dia do Comerciário e outras serão pagas em duas parcelas, junto com os holerites de novembro e dezembro, a título de abono salarial e sobre o montante não serão cobrados encargos trabalhistas ou previdenciários.
Além das cláusulas econômicas, a CCT também assegura aos comerciários direitos sociais, como assistência odontológica, auxílio funeral, estabilidade no emprego (gestantes, funcionário afastado por doença e jovem na idade do Serviço Militar), assistência jurídica e todos os outros que já constavam da CCT anterior.
Foram beneficiados pela CCT os comerciários e comerciárias de Bento de Abreu, Bilac, Braúna, Brejo Alegre, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guararapes, Lavínia, Mirandópolis, Piacatu, Rubiácea, Santópolis do Aguapeí e Valparaíso.
O presidente do Sincomericários-Araçatuba, José Carlos dos Santos, adianta que há negociação com outras entidades patronais também com o objetivo de celebrar convenção coletiva e com empresas para firmar acordos. Ele lembra que uma CCT tem força de lei cabendo punição à parte que descumpri-la. Em caso de dúvida, o funcionário pode ligar para o telefone (18) 3301-9374 e agendar um horário com o departamento jurídico do sindicato.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Sincomerciários-Araçatuba
Deixe um comentário