Sindicatos de trabalhadores deverão sofrer duros ataques da direita, diz ex-deputado
ARAÇATUBA (03/OUTUBRO/2023) – O ressurgimento das lutas e novas formas de custeio dos sindicatos de trabalhadores deverão sofrer duros ataques da direita e da extrema direita. A advertência é do ex-deputado federal, Professor Luizinho, atual chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Trabalho. Ele foi um dos palestrantes do 28º Congresso Sindical Comerciário, em Praia Grande (SP), no mês passado.
No encontro com os comerciários, Professor Luizinho também destacou o acordo entre o presidente Lula e o colega norte-americano, Joe Biden, para uma ação global pelo trabalho digno e de valorização dos sindicatos. O ex-deputado representou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que foi convidado, mas não pôde comparecer ao Congresso Comerciário.
Outro participante do evento, que advertiu para os ataques de setores conservadores ao sindicalismo trabalhador foi Amauri Mortágua, presidente do Sindicato dos Comerciários de Tupã e da central sindical UGT-SP. Da mesma forma que Professor Luizinho, o sindicalista também lembrou a parceria Lula-Biden. “Foi a primeira vez que os Estados Unidos e outro país discutiram sindicalismo. E o outro país escolhido foi o Brasil”, disse Mortágua, sobre a expectativa do movimento sindical com a volta de Lula ao Palácio do Planalto.
“O Novo Sindicato: Mais Forte, Mais Representativo” foi o lema do 28º Congresso Sindical Comerciário, que teve a participação de 72 entidades sindicais filiadas à Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), presidida pelo deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP). O Sindicato dos Comerciários de Araçatuba e Região participou com seis representantes, liderados pelo presidente José Carlos dos Santos.

FONTE: Assessoria de Comunicação do Sincomerciários-Araçatuba
Deixe um comentário