Atendimento

Segunda a Sexta: 8h30 às 17h30
Sábado das 8h30 às 12h30
 

Prefeito e presidente da Câmara Municipal participaram do 1º de Maio no Seca Club

 
 
 

ARAÇATUBA (2 DE MAIO/2019) - O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a presidente da Câmara dos Vereadores, a Tieza, prestigiaram a comemoração do 1º de Maio, no Seca Club, sede recreativa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região (Sincomerciários). O prefeito destacou a importância do trabalho e do capital para o desenvolvimento econômico e social. O presidente dos Sincomerciários, José Carlos dos Santos, concordou mas acrescentou que o governo federal atenta contra a organização sindical ao golpear as fontes de custeio das entidades de defesa do trabalhador.

José Carlos dos Santos se referiu à Medida Provisória (MP) 873, que proíbe as empresas de efetuarem o desconto das contribuições no holerite do trabalhador, além de as contribuições sindicais terem se tornado facultativas após a entrada em vigor da reforma trabalhista. Por discordar de tais medidas, as correntes mais combativas do movimento sindical denominaram 1º de Maio da Resistência os eventos da última quarta-feira. “O sindicato é a única instituição que hoje defende o trabalhador”, destacou o sindicalista. 

A presidente da Câmara, elogiou a participação da mulher na categoria comerciária. A  diretora do Sincomerciários, Mara Moraes, representou as trabalhadoras na solenidade de abertura. Tieza, que foi funcionária da antiga Secretaria Estadual do Emprego e das Relações do Trabalho, ressaltou a importância do combate ao desemprego, que hoje ronda a casa de 14 milhões de brasileiros. A vereadora se recorda de pessoas que voltaram à secretaria para agradecer aos funcionários pela conquista de um emprego intermediado por eles.

Após os discursos de abertura, o prefeito, a vereadora e servidores municipais que os acompanhavam visitaram as dependências do Seca Club e as obras de ampliação, que em breve abrigarão a sede administrativa do Sincomerciários. O vereador Denílson Pichitelli e o secretário de  Esporte, Sérgio Tumelero, também passarem pelo evento no decorrer do dia.

O 1º de Maio da Resistência começou com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal Bruno Zago, seguida pelo hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado, do município e dos comerciários. Depois os discursos do prefeito, da vereadora e de José Carlos dos Santos. Em seguida tiveram início das competições de futebol de campo, de minicampo, vôlei de areia, truco, damas e xadrez.

As crianças tiveram algodão-doce, pipoca e se divertiram com brinquedos, palhaço e pintura facial. A Fanfarra Municipal de Araçatuba (Fama) também participou com a execução de algumas músicas e quadros de coreografia. Às 14h, teve início o show do cantor Brunno Carvalho e Banda (pop nacional e internacional) e o encerramento da festa foi com o forró de Ney Frank. Ambos os show tiveram grande participação do público. Entre as duas apresentações musicais, houve o sorteio de vários brindes entre os trabalhadores que doaram um quilo de alimentos, que serão repassados a entidades assistenciais do município. Cerca de 1,2 mil cupons concorreram aos brindes doados pelo pelo comércio local.

Antônio Soares dos Reis
ASSESSOR DE IMPRENSA