Trabalhadores araçatubenses são representados em evento alusivo ao Dia do Comerciário
ARAÇATUBA (30/OUTUBRO/2023) – Uma equipe de Araçatuba participou no último sábado (28/10) da festividade alusiva ao Dia do Comerciário (30 de outubro), em Avaré (SP), com a participação estimada de três mil trabalhadores e trabalhadoras do setor. Houve o sorteio de dez vales no valor de R$ 1 mil e de uma motocicleta zero km, em seguida teve um almoço de confraternização.
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Araçatuba, José Carlos dos Santos, fez uso da palavra para parabenizar a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários) e seu presidente, Luiz Carlos Motta, pela organização e porte da festividade, que contribui para a união e mobilização da categoria, que se encontra em plena campanha salarial.
Motta, que também é deputado federal em segundo mandato, comandou o sorteio dos vales de R$ 1 mil e da motocicleta. Depois dos sorteios e do almoço, os comerciários dos 72 sindicatos filiados à Fecomerciários tiveram uma tarde de entretenimento no Centro de Lazer dos Comerciários, local da confraternização.
HISTÓRIA
O Dia do Comerciário tem origem em 29 de outubro de 1932, quando um grupo de trabalhadores do comércio tomou as ruas da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, para reivindicar a redução da jornada de trabalho e protestar contra outras explorações patronais. Trabalhadores de outras categorias engrossaram a marcha que, ao chegar ao Palácio do Catete (sede do governo federal), ultrapassava a cinco mil pessoas.
O movimento fez com que o então presidente da República, Getúlio Vargas, assinasse o decreto-lei 4.042 reduzindo a jornada de trabalho de 12 para oito horas diárias. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União em 30 de outubro de 1932, data que passou a ser comemorado o Dia do Comerciário. A partir de então, a jornada de trabalho de outras categorias também foi reduzida para oito horas.
No dia 14 de março de 2013, a presidenta Dilma Roussef sancionou a lei 12.790 regulamentando a profissão de comerciário, a maior categoria de trabalhadores brasileiros, com 12 milhões de homens e mulheres em todo o País e 2,5 milhões no Estado de São Paulo. (Assessoria de Comunicação do Sincomerciários de Araçatuba).
Deixe um comentário