Luiza Trajano foi destaque do Encontro dos Comerciários; deputado do PL falou sobre financiamento sindical
ARAÇATUBA (26/AGOSTO/2024) – A palestra da empresária Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza), foi um dos destaques do Dia do Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias da UGT, em Foz dp Iguaçu (PR), entre os dias 22 e 24 deste mês. O presidente do Sindicato dos Comerciários de Araçatuba e Região, José Carlos dos Santos, secretário adjunto dos trabalhadores do setor do comércio da UGT, participou do encontro
Luiza Trajano abordou as transformações trazidas pelo e-commerce e as novas tecnologias, abordando os desafios e as oportunidades que essas mudanças trazem para os trabalhadores e para as empresas. Ela ressaltou que, em um mundo conectado, pequenas ações podem ter grandes repercussões: “Se você trata uma pessoa mal e ela tiver cinco seguidores, no fim do dia, todos estarão sabendo”. Segundo Luiza, essas mudanças só serão compreendidas em sua totalidade daqui a décadas.
Durante sua palestra, Luiza abordou diversos temas essenciais para o sucesso no mercado moderno, como a necessidade de coragem, adaptação às mudanças, comprometimento, visão global, criatividade, e a busca por soluções em vez de culpados. Ela introduziu o conceito de “capacidade fuçativa”, destacando a importância da curiosidade e do desejo de aprender, mesmo que através da tentativa e erro.
A empresária também compartilhou uma experiência da empresa em 2015 e 2016, quando o Magazine Luiza perdeu muito dinheiro por insistir no modelo de lojas físicas. Hoje, com 1.400 lojas no Brasil, a empresa integra o físico e o digital, permitindo que o consumidor faça compras online e retire nas lojas físicas em até duas horas, um processo totalmente suportado por inteligência artificial.
A palestra de Luiza Trajano foi um momento de grande aprendizado e reflexão para todos os presentes, reforçando a importância de se adaptar às mudanças e de estar sempre aberto a novas ideias no mundo dos negócios.
Após três dias de debates, foi elaborado um documento intitulado “Carta de Foz do Iguaçu”, com as diretrizes de atuação do setor comerciário da UGT diante dos desafios decorrentes das inovações tecnológicas, como o e-commerce, que provocou profundas mudanças na vida profissional do trabalhador do comércio.
MOTTA
Outro palestrante do encontro de Foz do Iguaçu foi o presidente da Fecomerciários e deputado federal, Luiz Carlos Motta (PL-SP), que abordou o tema “Política, democracia, sindicalismo e financiamento sindical”. “Política leva à democracia e democracia, ao sindicalismo, cuja sustentação depende do financiamento sindical”. O deputado do PL se disse democrata: “Pelas mãos da política, e também dos Sindicatos, promovemos ações cidadãs e de bem-estar a homens e mulheres de todas as idades. Por isso, faço do meu Gabinete em Brasília e do Plenário da Câmara Federal uma extensão dos ideais democráticos que me guiam em busca do bem-comum.
Sobre o financiamento sindical, o deputado do PL afirmou: “O movimento sindical brasileiro, ou seja, o Sistema Confederativo e as Centrais Sindicais defendem uma forma de custeio para as entidades, mas repudia a volta do Imposto Sindical. “Tenho dedicado atenção especial ao financiamento sindical. É um tema de crucial importância para as entidades sindicais representantes dos trabalhadores e também daquelas ligadas à classe patronal”.
Luiza Trajano e José Carlos dos Santos no Encontro de Comerciários e Comerciárias da UGT: evento elaborou documento intitulado “Carta de Foz do Iguaçu”FONTE: UGT
Deixe um comentário