Ex-presidente do Sincomerciários, desembargador é homenageado por ocasião da aposentadoria
ARAÇATUBA (12/JUNHO/2023) – O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), Lorival Ferreira dos Santos, foi homenageado nesta segunda-feira (12/06) em razão de sua aposentadoria aos 75 anos. A solenidade foi na Unip, em Araçatuba, durante um evento referente à Lei 10.097/2000 (cota para jovem aprendiz), no qual o desembargador foi um dos palestrantes. Lorival presidiu o Sindicato dos Comerciários de Araçatuba entre 1973 e meados de 1986.
A homenagem foi surpresa preparada pelo fórum da Justiça do Trabalho de Araçatuba, onde Lorival atuou no início de sua carreira na magistratura. O neto Felipe B. Ferreira dos Santos leu uma bonita mensagem lembrando a origem humilde do desembargador e sua trajetória profissional, de comerciário a magistrado.
O presidente do Sincomeciários, José Carlos dos Santos, o também desembargador do TRT-15, João Alberto Alves Machado, e a presidente da 28ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Araçatuba), Lucila R. Koga Gomes dos Santos, entregaram ao homenageado cartões de prata, cujas mensagens destacaram a brilhante atuação dele em todos os espaços em que pode atuar.
O Fórum da Justiça do Trabalho de Araçatuba, representado pelo juiz Clóvis Victório Júnior, presentou Lorival com uma cesta de chocolates e um vinho. Em uma videomensagem, o presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima, destacou o aprendizado que teve com o homenageado, pois trabalharam juntos em Araçatuba e no TRT-15, sediado em Campinas.
A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, colega de turma do desembargador no curso de Direito, falou da alegria ao tomar conhecimento de decisões dele que contribuíram para fazer justiça, como os Juizados Especiais da Infância e da Juventude (dos dez existentes no Estado de São Paulo, nove foram implantados quando Lorival presidiu o Tribunal). Estes Juizados atuam no combate ao trabalho infantil.
Assistiram à solenidade várias personalidades que foram proferir palestras alusivas à Lei de Cotas para Jovem Aprendiz, como a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ana Raquel Machado Bueno de Moraes, e representantes do Ministério do Trabalho, prefeitura, Senai, Senac, CIEE, juízes, advogados e o público alvo do evento: dirigentes de pequenas e médias empresas (Antônio Soares dos Reis, assessor de imprensa do Sincomerciários-Araçatuba).
Deixe um comentário