A importância do sindicato na sociedade e a relação entre capital e trabalho
Os sindicatos são organizações que representam os interesses dos trabalhadores e foram criadas com o objetivo de defender o cidadão no papel de empregado ou servidor, em relação ao contratante, em que, por vezes, não tão incomuns, é uma relação desigual e conflituosa entre capital e trabalho.
Os sindicatos tiveram suas primeiras formações no início do século XIX, quando os trabalhadores começaram a reagir às condições precárias de trabalho e remuneração, devido à crescente no capitalismo. Ao final daquele século, finalmente houve o reconhecimento institucional nos principais países industrializados.
Até os dias de hoje e cada vez mais presente, os sindicatos exercem um papel fundamental na classe trabalhadora, na luta por uma sociedade democrática, justa, o menos desigual possível e com o objetivo de pressionar os órgãos e empregadores para alcançar todos os direitos individuais e coletivos.
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) são resultado da ação organizada dos trabalhadores importantes avanços sociais, entre os quais se destaca a redução gradual da jornada de trabalho, de um total de até 16 horas, no século XVIII, para as atuais 8 horas ou menos, na maioria dos países.
No Brasil, os sindicatos são atores sociais que reivindicam e organizam a classe trabalhadora no contexto de uma democracia representativa e também participativa, como previsto na Constituição Federal de 1988. O Sindicato tem papel fundamental na luta por melhorias na carreira dos trabalhadores da categoria, suas condições de trabalho, questões remuneratórias, qualidade do serviço e apoio ao trabalhador.
Infelizmente, é comum que trabalhadores não tenham conhecimento da importância do papel do sindicato em sua própria carreira e condições de trabalho atuais. Muitas das conquistas e benefícios que se tem hoje foram anos, até décadas de luta e persistência das organizações sindicais que precederam a carreira de diversos trabalhadores. Ter o conhecimento histórico das conquistas e avanços é parte primordial para entender o papel do sindicato na sociedade como um todo. O desfrute de benefícios por vezes não é reconhecido por não ter conhecimento de como foi adquirido e conquistado.
Por isso, o sindicato reitera a importância da história dos sindicatos do mundo inteiro, que sem medir esforços, fizeram e ainda fazem acontecer manobras em defesa dos servidores e trabalhadores. Juntos, sindicatos e a sociedade são mais fortes e eficazes na batalha diária que é a caminhada para uma relação melhor entre empregador e trabalhador, assim como as condições do trabalho. Esses fatos atestam a relevância das organizações sindicais na obtenção de melhores condições de vida e trabalho, na conquista de novos patamares civilizatórios e no aprofundamento e consolidação da democracia do país.